A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou nesta segunda-feira (25) do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, e destacou o estado como um polo de inovação e tecnologia de referência no país. Durante o painel "Entre Estados e Futuro: Liderança em Debate", Lyra apresentou as principais políticas que consolidaram essa posição.
A gestora ressaltou que a política de inovação em Pernambuco é uma "política de Estado consolidada", não um feito isolado. Ela citou o Inova PE, um programa de R$ 1 bilhão em investimentos para ciência, tecnologia e inovação. A governadora também mencionou o aumento dos recursos para a Fundação de Amparo à Ciência, Pesquisa e Inovação e o maior contrato de gestão já firmado para o Porto Digital, que está se expandindo para além do centro do Recife.
Inovação e Saneamento Básico em Foco
Lyra usou o Porto Digital como exemplo de como a inovação gera empregos e atrai talentos. O parque tecnológico já conta com mais de 470 empresas e 21 mil profissionais. A expansão do hub de tecnologia para o interior do estado foi destacada com a futura inauguração do Armazém da Criatividade em Caruaru e a expansão para Petrolina.
Além da inovação, a governadora abordou o tema do saneamento básico. Ela defendeu a concessão parcial dos serviços da Compesa, em um projeto de R$ 20 bilhões. O objetivo, segundo Lyra, é garantir o acesso à água e ao tratamento de esgoto, já que, atualmente, 2 milhões de pessoas no estado ainda não têm acesso à água e a cobertura de tratamento de esgoto é de apenas 60%.
O Seminário Brasil Hoje, organizado pelo Esfera Brasil, reuniu diversas lideranças para discutir temas como a economia, regulamentação das redes sociais e produtividade no Brasil. O evento contou com a presença de figuras como o ex-presidente Michel Temer e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.