O município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, vivenciou um significativo aquecimento econômico durante o Festival Pernambuco Meu País. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade, o evento atraiu cerca de 40 mil turistas, movimentando aproximadamente R$ 3 milhões na economia local e gerando um impacto positivo em diversos setores.
O festival registrou uma ocupação hoteleira de 91%, atraindo visitantes não apenas de cidades vizinhas, mas também de estados como Paraíba e Rio Grande do Norte. O evento diversificou o perfil de turismo da região, tradicionalmente voltado ao turismo religioso, com um enfoque no lazer e na programação cultural.
Para Kaio Maniçoba, secretário estadual de Turismo e Lazer, o festival demonstra a capacidade de o turismo e a cultura agirem como motores de transformação econômica. “Em Pesqueira, vimos hotéis cheios, empregos sendo gerados e a economia local a todo vapor”, afirmou. Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que o evento “fortaleceu o comércio, a rede de hospedagem e a gastronomia, além de abrir novas oportunidades de trabalho”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pesqueira, Éverton Guedes, destacou que o festival se consolidou como um vetor de desenvolvimento para a cidade. "Esse visitante não só aproveita a programação, mas também se interessa em conhecer nossa cultura, o Santuário das Graças, o Carnaval dos Caiporas e a tradição indígena", disse Guedes.
Além do impacto econômico, o festival gerou cerca de 800 empregos diretos e incluiu o projeto "Forma PE", focado na capacitação de pequenos e microempreendedores. A iniciativa, que está em sua segunda edição em Pesqueira, ampliou a programação em relação ao ano anterior e é promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur.
Após o sucesso em Pesqueira, a próxima parada do Festival Pernambuco Meu País será em Gravatá, também no Agreste, com início da programação já na próxima quarta-feira.