Cabo de Santo Agostinho, 20 de agosto de 2025 - Com o objetivo de encontrar soluções para a alta taxa de mortalidade de crianças, adolescentes e jovens, o Fórum de Juventudes do Cabo (FOJUCA) realizará nesta sexta-feira, 23 de agosto, a Conferência Popular Municipal de Segurança Pública. O evento acontecerá no auditório do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), das 12h às 17h, no centro do município.
A iniciativa, construída pela sociedade civil e com o apoio de parceiros locais, tem como foco a segurança pública a partir de uma ótica de prevenção e proteção à vida, especialmente das juventudes periféricas. Segundo o Anuário de Segurança Pública divulgado em julho, o Cabo de Santo Agostinho é o 5º município do Brasil com a maior taxa de Mortes Violentas Letais Intencionais (MVI), sendo as maiores vítimas jovens negros e de baixa renda das periferias.
Glaubberthy Rusman, integrante do FOJUCA e um dos organizadores, ressalta a importância do evento. "A iniciativa visa apresentar propostas concretas ao poder público municipal, estadual e à sociedade como um todo, apontando caminhos possíveis para enfrentar as múltiplas formas de violência que afetam a juventude da nossa cidade", afirmou.
A Conferência Popular seguirá uma metodologia participativa, com a abertura do evento dedicada a uma análise de conjuntura que contará com a participação de representantes de movimentos sociais, da Defensoria Pública e da OAB. A programação inclui a formação de grupos de trabalho para debater temas como os efeitos da violência, ações de prevenção social e ações estatais de prevenção e repressão.
Ao final do dia, as propostas elaboradas pelos grupos serão reunidas em um documento intitulado "Território Vivos", com o intuito de subsidiar políticas públicas para a segurança no município. O evento conta com o apoio do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), Fundo Brasil e a parceria da ONG Arco.