segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atriz Socorro Raposo sai de cena aos 90 anos

 

A atriz Socorro Raposo, de 90 anos, morreu no inicio da noite desta segunda (23). Seu legado nos palcos pernambucanos sempre será lembrado, em especial,  a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna (1927-2014), onde interpretou o papel-titulo por muitos anos, e que também produziu o espetáculo. Ela também era odontóloga.

Paraibana de nascimento,  iniciou seu envolvimento com o teatro  ainda na escola, a Academia Santa Gertrudes, em Olinda. Na juventude, foi atriz de novelas radiofônicas e sua chegada à dramaturgia regional foi exatamente com o Auto, já interpretando a Compadecida Nossa Senhora que defendeu personagens no auge de sua humanidade, como João Grilo, o Padre, o Bispo, o Padeiro e a Mulher. Em 1956, a primeira montagem - na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro - e de cara premiações, como a melhor montagem (que lançou ao sucesso Ariano Suassuna) e a melhor atriz. 

Seu amigo e compadre, o ator Pedro Dias, foi um dos muitos companheiros de palco que lamentaram a perda. "Minha comadre Socorro Raposo, uma estrela no Céu! Vai na Luz! Te amo!"