segunda-feira, 31 de maio de 2021

#SérieAplausos Analu Caldas

 

O Blog vai começar uma série de textos sobre artistas e técnicos que estão brilhando agora nos palcos do outro lado da vida e a primeira homenageada é a atriz Analu Caldas, vitimada pela Covid-19 em janeiro deste ano. Quem escreve o texto é o ator Pedro Dias.

Você conhece algum artista ou técnico (cenógrafo, sonoplasta, maquiador, bilheteiro, artesão, bailarino, músico, capoeirista, poeta, etc) que foi vitimado pelo coronavírus no Brasil? Me conte a sua história que eu publico por aqui. Para que este artista

A Analu era portadora da síndrome de Down, mas sua condição não a impediu de mostrar o seu talento. Vamos ler o texto do Pedro, a seguir:


Analu, minha amiga, minha atriz. Muito querida e amada essa atriz de grande talento. 

Analu já tá no Céu, fazendo teatro.

Ela gostava muito de mim, me chamava de "Tio Predo", e dizia "Tio Predo o babado é forte!"

Me bateu uma saudade dessa menina...

Convivemos por uns 10 anos. A mãe dela é Tina Caldas, uma grande mulher e militante politica.

Analu participou de vários espetáculos como O Baile do Menino Deus; Chamada para um Natal; Uma Fogueira para São João; Celebração da Criação, Salve a Nau Catarineta e lntegrarte - 10 anos de Arte

Conheci Analu quando recebi um convite na época da Drª Vera Santos (médica), Drª Laise Resende (advogada) e Drª Cristina Camarotti (psicopedagoga). O  convite veio especificamente de Drª Vera, que assistia os espetáculos que eu fazia parte do elenco, com o seu esposo Vital, e o seu filho lindo e muito especial Vitalzinho, que hoje tá fazendo com muito talento o seu trabalho de ator.

Então surgiu a proposta de se fundar o  Intergrante, cuja proposta era fazer a integração através da arte, com meninos e meninas com Síndrome de Down e considerados normais. Um projeto lindo e e que até hoje existe.  Gostaria de registrar a brilhante participação do diretor e professor de teatro Vicente Monteiro. 

Nesse grupo conheci uma menina, uma mulher, amiga e uma sobrinha do coração de nome Ana Luiza Caldas Pordeus, nossa Analú amada e querida.

A convivência e a relação com ela enquanto professor, diretor e tio foi a melhor possível.  Analu sempre foi uma atriz dedicada, profissional e de muito talento.  Como o teatro fazia bem pra ela, e como ela fazia bem pra gente. Analú decorava o texto dela e de todo elenco em uma semana, ela poderia fazer um .monólogo. 

Conviver com Analu era maravilhoso , uma menina carinhosa e que gostava muito de mim. Na verdade a gente se gostava muito. 

Outra coisa era que conviver com Analu era tbm conviver com um kit maravilhoso de família do bem, como; Tina Caldas, mãe de Analú, Tina uma mulher maravilhosa, inteligente, poderosa e uma militante politica; Rodrigo irmão de Analú, muito cuidadoso e carinhoso com a urmã, Zé Carlos tio avô de Analú, gente boa e de belas histórias, e sua tia Ana Paula, figura linda e querida por todos, os meninos a chamavam de Tiazinha.

Na verdade a família sempre foi muito presente e atuante na vida de Analú.  Havia um revezamento de levar Analú pra todo o lugar que faziam bem pra ela..

No começo deste ano, ela foi mais uma vitima da covid 19. Após sua morte sua mãe muito fragilizada tbm teve a covid 19, mas conseguiu se salvar , e agora cuida do seu filho lindo Rodrigo.

Minha Simples homenagem a minha jovem diva do Teatro Pernambucano Ana Luiza Caldas Pordeus.