sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Projeto cultural lança programação de lives com artistas locais que foram atingidos pela pandemia do Covid-19

 

A pandemia do novo coronavírus impactou negativamente a cena cultural. O setor emprega cinco milhões de pessoas no Brasil, e movimenta 170 bilhões de reais por ano, de acordo com o extinto Ministério da Cultura.Em Pernambuco não foi diferente, diversos artistas tiveram nenhuma ou pouca oportunidade de visibilidade e renda durante o período crítico da pandemia.

Diante deste cenário surge o Subversolive, projeto que reúne cinco artistas locais, selecionados por critérios de minorias. O projeto idealiza produzir cinco lives veiculadas no Youtube, com entrevistas lançadas uma vez por semana durante um mês. O objetivo é gerar um canal de conhecimento, divulgação, visibilidade e renda para os artistas. . A programação de apresentações conta com a presença de Banda Sentimentos, revelação do brega pernambucano em 2020, Rayssa Dias, referência no brega funk, Boi da Mata, coletivo artístico ecopedagógico, Una, Isac Criatura e Sujistência.

Com o objetivo de dar mais uma oportunidade de visibilidade e renda para as atrações selecionadas para as lives, a seleção teve como ponto de partida as dificuldades que esses artistas tiveram em sua trajetória durante a pandemia, além de contemplar ao menos uma das seguintes minorias: LGBTQIA+, negros, indígenas, pessoas com deficiência, idosos, artistas periféricos e cultura popular tradicional.

O projeto pretende associar diversas linguagens cinematográficas, unindo os conceitos de clássico e moderno e captação em plano seqüência da performance dos artistas. O Suberversolive traz o conceito de se aprofundar no ambiente enquanto se aprofunda nas questões que guiam seu trajeto e sua discussão e isso acontece em parceria com a Casa Criatura. A produção fica por conta da Vital Marketing Cultural.

Todas as apresentações acontecem em formato de episódios lançados no canal Subversolive e contam com QR CODE para doações diretas para os artistas. A programação é completamente online e gratuita e acontece graças ao incentivo da Lei Audir Blanc.


SERVIÇO:
Evento: Subversolive
Data: de 22 de fevereiro a 26 de março de 2021
Atrações: Banda Sentimentos, Rayssa Dias, Boi da Mata, Una e Sujistência.