quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

DH de Olinda visita terreiro de Umbanda invadido ontem

 

Após ter sido invadida ontem, por uma pessoa intolerante religiosa que proferiu ameaças e palavrões, a Tenda de Umbanda Caboclo Flecheiro recebeu a visita da Secretaria de Direitos Humanos de Olinda. Na ocasião, o secretário Odin Neves ofereceu apoio ao sacerdote local, Pai Edson de Omulu (na foto ao lado, de camisa estampada). 

Além das funções religiosas, a Tenda oferece cursos de matemática, inglês, reforços para crianças, capoeira e oficinas de percussão, tudo gratuito. Mais de 50 crianças são atendidas pelo espaço. Atualmente, as atividades encontram-se suspensas devido à pandemia do Novo Coronavírus. Além disso, comporta uma Biblioteca Comunitária. Inclusive nesse período da COVID-19, o local já distribuiu mais 1200 cestas básicas e firmou uma parceria privada, realizando a distribuição de 150 cartões de alimentação.

Não é a primeira vez que o espaço e os membros são vítimas de violência. Na época, pessoas contra as celebrações tentavam impedir a realização das celebrações, seja agredindo verbalmente os frequentadores do terreiro e o próprio sacerdote. Desde então, a Tenda Caboclo Flecheiro tem apoio de entidades da sociedade civil organizada contra a intolerância religiosa 

Estiveram presentes na reunião a coordenadora de Assuntos Religiosos, Alzenide Simões e a coordenadora Étnico Racial, Janacy Mendes e também Ilzenayde Neves, suplente do conselho Étnico Racial de Olinda.

Da Redação com lnformações da Secretaria de lmprensa de Olinda