terça-feira, 2 de abril de 2019

Obras na Conde da Boa Vista alteram trânsito e itinerário de ônibus

As obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista começaram nesta terça-feira (2). Antes das 6h, a esquina da avenida com a Rua da Aurora já estava bloqueada. O serviço na via foi dividido em seis fases, para evitar o bloqueio total. Com isso, nessa primeira fase, 38 linhas de ônibus tem o itinerário alterado.

Nesta primeira etapa, orçada em R$ 3,5 milhões, o serviço ocorre em três trechos diferentes da avenida. O trabalho vai ser feito entre ruas da Aurora e do Hospício e entre as ruas Gervásio Pires e José de Alencar, no sentido cidade/subúrbio. Já no sentido subúrbio/cidade, os serviços ocorrem no trecho entre as ruas do Hospício e Gervásio Pires.

O Presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Roberto Gusmão explica que o acesso dos pedestres à avenida segue normal. Apesar de os ônibus não seguirem no sentido cidade-subúrbio no trecho próximo ao Cinema São Luís, é possível seguir a pé pelo trecho.

"Nessa primeira fase, a gente espera, antes do final do ano, entregar esse trecho da Rua da Aurora até a Rua da União completamente recuperada", apontou Gusmão, explicando que também vai ser feita obra de drenagem no trecho, para solucionar o escoamento da água da chuva.

Confira as alterações das paradas dos ônibus:

Grupo 1

313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)

Parada transferida do trecho em frente ao Empresarial Pessoa de Melo, na Avenida Conde da Boa Vista, para o trecho em frente ao Edifício São Cristóvão, na Rua da Aurora. Não há alteração para os ônibus que já usam essa parada da Rua da Aurora.

Grupo 2

014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)
042 – Aeroporto (Opcional)
053 – Shopping RioMar (Opcional)
061 – Piedade
064 – Piedade (Opcional)
071 – Candeias
100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
243 – Vila Dois Carneiros
414 – Torre

Parada transferida do trecho da Avenida Conde da Boa Vista em frente ao Bradesco para o trecho em frente ao Colégio 2001, na Rua do Riachuelo. As linhas que já usam essa parada na Rua do Riachuelo não sofrem

Grupo 3

311 – Bongi (Afogados)
314 – Mangueira
315 – Bongi
331 – Totó (Jardim Planalto)
341 – Curado I
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
516 – Casa Amarela (Nova Torre)
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 – Brejo (Conde da Boa Vista)
644 – Largo do Maracanã
726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 – Beberibe (Espinheiro)

Paradas transferidas dos trechos da Avenida Conde da Boa Vista em frente aos edifícios Sion e Pirapama para a parada atrás da Faculdade de Direito do Recife, em frente à Rua do Riachuelo. Os ônibus que já circulam nesse trecho não sofrem alterações.

Grupo 4

121 – Vila da Sudene
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
185 – TI Cabo
214 – UR-02/Ibura (Opcional)
224 – UR-11 (Opcional)
411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)

Parada transferida do trecho da Avenida Conde da Boa Vista em frente ao Edifício Pirapama para a área em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício. As linhas que já utilizam essa parada não sofrem alterações.

Mudanças no trânsito

A primeira fase da obra também vai alterar a circulação de veículos no trecho. Por causa dos serviços, o trecho no sentido cidade/subúrbio entre as ruas da Aurora e do Hospício fica interditado. Como alternativa, foi criado um desvio provisório para os carros, pela Rua do Riachuelo. Ônibus, motos e táxis estão autorizados a passar pelo outro sentido, das 6h às 22h. (Veja vídeo acima)

Outras fases

Nas etapas seguintes do projeto, a prefeitura pretende realizar obras de drenagem, melhorias na iluminação e revitalização de paradas de ônibus. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a reforma vai proporcionar melhorias para quem utiliza o transporte público. A prefeitura informou, nesta quinta (28), os trechos das fases, mas não estipulou o prazo das etapas.

Portal G1
  •  – Brejo (Conde da Boa Vista)
  • 644 – Largo do Maracanã
  • 726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
  • 731 – Beberibe (Espinheiro)
Paradas transferidas dos trechos da Avenida Conde da Boa Vista em frente aos edifícios Sion e Pirapama para a parada atrás da Faculdade de Direito do Recife, em frente à Rua do Riachuelo. Os ônibus que já circulam nesse trecho não sofrem alterações.

Grupo 4

  • 121 – Vila da Sudene
  • 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
  • 185 – TI Cabo
  • 214 – UR-02/Ibura (Opcional)
  • 224 – UR-11 (Opcional)
  • 411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)
Parada transferida do trecho da Avenida Conde da Boa Vista em frente ao Edifício Pirapama para a área em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício. As linhas que já utilizam essa parada não sofrem alterações.
Obras na Conde da

 Boa Vista começam na terça-feira (2) e provocam mudanças em ônibus
NE1

--:--/--:--