quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Caça a Pokémon, tentativa de assalto e morte no Recife


Uma tentativa de assalto a um grupo que jogava o game Pokémon GO em frente à Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, terminou com um morto e um ferido na noite desta terça-feira, por volta das 20h45. Um policial militar do 11º Batalhão, que estava à paisana e integrava o grupo, reagiu e atirou em dois suspeitos. Eles haviam abordado os jogadores utilizando imitações de uma pistola Glock 9 milímetros e de uma pistola PT-100, de uso privativo da polícia. 

Um dos suspeitos, que não portava nenhum documento de identificação, morreu na hora. O outro, que se identificou como Isaías dos Santos Silva, foi encaminhado para o Hospital da Restauração. Ele levou um tiro no peito. A unidade não divulgou seu estado de saúde, mas segundo um policial do 16º Batalhão, Isaías estava consciente e reclamando de muita dor. 

Uma das vítimas da tentativa de assalto, que preferiu não se identificar, confirmou à reportagem do Diario de Pernambuco que o grupo jogava quando ocorreu a abordagem. Pelo menos cinco vítimas foram conduzidas ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro da Torre, na condição de testemunhas. Até o fechamento da edição, elas aguardavam a chegada do delegado Alfredo Jorge para prestar depoimento. O policial que efetuou os disparos se apresentou ao DHPP, acompanhado de seu advogado. A Polícia Militar não forneceu o nome dele. 

De origem japonesa, o jogo Pokémon GO foi lançado no Brasil em 3 de agosto. Febre mundial, o game de realidade ampliada leva o jogador a caçar 250 tipos de Pokémon em locais públicos, utilizando o smartphone. No Brasil e no exterior já houve ocorrências de acidentes envolvendo jogadores que andavam olhando para a tela do celular e não perceberam os perigos ao redor, além de abordagens criminosas contra adeptos. 

Em Pernambuco, este é o primeiro caso de violência relacionada ao jogo de que se tem notícia. Até então, o game havia despertado preocupação de órgãos de trânsito. O Detran preparou uma campanha para alertar sobre os perigos e a CTTU também já disse estar alerta aos riscos.


Diario de Pernambuco