quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dilma: "Aeroportos não são 'Padrão FIFA' mas 'Padrão Brasil' "

Ao receber o apoio do PP à sua reeleição, a presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira, que os aeroportos brasileiros não têm “padrão Fifa”, mas “padrão Brasil”, e disse que considerou “interessantíssima” uma matéria que critica o padrão Fifa, citando os preços altos dos ingressos para os jogos da Copa. Ainda de acordo com a presidente, o Brasil tem “mania” de fazer avaliação crítica da Copa e pediu que os brasileiros recebam bem os visitantes.

— Os aeroportos não têm padrão Fifa, vocês vão me desculpar, têm padrão Brasil. Não estamos fazendo aeroporto só para a Copa, só para a Fifa. Estamos fazendo para os brasileiros — discurso a presidente no ato político do PP.

Dilma afirmou que o padrão Fifa de qualidade é uma forma “incorreta” do Brasil tratar certas questões:

— Hoje saiu uma matéria interessantíssima sobre o padrão Fifa, do Mario Magalhães (UOL), dizendo “livrai- nos do padrão Fifa, que cobra de maneira bastante significativa pelos ingressos, não permite que sejam democratizados”. Enfim, ele faz um elenco de críticas à Fifa. Eu acredito que o padrão Fifa é uma forma incorreta do Brasil tratar certas questões.

A presidente também afirmou ter ficado “muito feliz” ao ler matéria do jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual os gastos da Copa são equivalentes a um mês do gasto federal com educação, “porque tem uma mania no Brasil de olhar para a Copa e fazer avaliação crítica”.

O evento, um almoço em um restaurante de Brasília, foi organizado para que o PP anunciasse o apoio à reeleição de Dilma. A convenção nacional do partido acontece no dia 25 de junho. Nas eleições de 2010 o PP ficou neutro. Neste ano, apesar do apoio nacional, o partido se engajará na campanha do candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

— Gostaria muito que a senhora fosse uma unanimidade, não tivesse adversários, mas nós temos que enfrentar isso. Talvez o pragmatismo político quisesse que a gente esperasse mais tempo para anunciar nosso apoio, mas isso não faz parte da história do Partido Progressista — discursou o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

Entre os participantes do almoço estavam o deputado Paulo Maluf (PP-SP), que está na lista de procurados pela Interpol, e o ex-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, que renunciou ao mandato em meio ao escândalo do mensalão do DEM.

Jornal O Globo