quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Preso suspeito de assassinar promotor Thiago Farias

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco confirmou, na manhã desta quarta-feira, a prisão do suspeito de ter assassinado o promotor público Thiago Faria Soares (Foto), na última segunda-feira, numa rodovia entre os municípios de Itaíba e Águas Belas.
Edimacyr Cruz é cunhado do fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, apontado pela Polícia Civil como o mandante do crime. De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o motivo do crime é uma disputa pela posse de uma fazenda localizada em Águas Belas. Barbosa, que já possui mandado de prisão temporária expedido pela Justiça, permanece foragido.
O fazendeiro foi um dos principais personagens da CPI da Pistolagem, em 2000, quando foi acusado de liderar um grupo de matadores no Agreste pernambucano. Ainda de acordo com o delegado, pelo menos outros dois suspeitos de participarem do crime estão sendo procurados.
Crime - O promotor foi assassinado dentro do próprio carro, na rodovia PE-300, na cidade de Itaíba. Ele estava acompanhado da noiva, Mysheva Freire Ferrão Martins, e do tio dela, Adautivo Elias Martins, quando outro automóvel se aproximou e desferiu os tiros.
De acordo com a polícia, Mysheva teve ferimentos leves, depois de ter pulado pela janela do veículo. Martins não foi atingido. O corpo do promotor foi sepultado nesta terça, no Cemitério Morada da Paz, no Recife.
Mandante - O fazendeiro apontado como mandante da execução do promotor, morto com quatro tiros na cabeça, no Agreste de Pernambuco, já responde a outros processos criminais. A informação foi repassada, nesta terça-feira (15), pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e pelo chefe da Polícia Civil, Oswaldo Morais. Desde segunda (14), dia do crime, uma megaoperação deflagrada pelas polícias Civil, Federal e Militar tenta localizar o suspeito. 
Na terça, o helicóptero da secretaria chegou a sobrevoar uma propriedade pertencente ao acusado. Segundo o delegado Rômulo Holanda, responsável pelas investigações, Barbosa também é acusado de mandar matar, em 1990, o então prefeito de Águas Belas, Hildebrando Albuquerque de Lima. Na época, o político saiu ileso, mas dois PMs que faziam sua segurança morreram.
O governador Eduardo Campos disse que, até o momento, não chegaram informações de que o promotor sofria ameaças e também não havia ocorrência contra ele na Polícia Civil nem no Ministério Público.

Com informações da Revista Veja e do Portal G1



Update do BlogEdmacy Cruz Ubirajara, 48 anos, preso na noite da última terça-feira (15), em Águas Belas,  acusado de matar o Promotor Thiago Soares, chega a Meia Noite desta quarta-feira (16) ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa - DHPP, no Recife. Após passar por alguns exames ele será recolhido ao Cotel.

Com informações da Polícia Civil de Pernambuco