quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ex-deputado catarinense é acusado de pedofilia

O MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina) apresentou à Justiça nesta quarta-feira (29) a denúncia de abuso sexual de menores contra o ex-deputado estadual Nelson Nilson Machado, o Duduco, de 54 anos, crimes supostamente cometidos na creche que ele mantinha em Florianópolis. Ele nega as acusações. O inquérito, apresentado em sigilo, traz um novo testemunho, dado pelo filho adotivo dele, Rodrigo Machado, 25, o primeiro a ser adotado por Duduco.
Rodrigo deu seu depoimento à polícia e entrevistas a emissoras de televisão, sem esconder o rosto nem o nome e também sem se importar com o fato de o inquérito correr em segredo de Justiça.
Ele contou que foi adotado aos dois anos e começou a sofrer abusos aos 14: "Numa noite, eu estava dormindo, quando acordei com minhas calças abaixadas e ele em cima de mim. Eu o empurrei e disse 'tio, o que é isso'? Para ele, nada representou, mas aquilo me matou por dentro". Rodrigo conseguiu afastar-se da creche na maioridade.
Machado disse que dias atrás foi procurado por Duduco para depor a favor dele nas audiências judiciais, mas que se recusou: "Agora ele vai ouvir a verdade. Vou contar o que vi e vivi, todos os abusos. Ninguém me contou, eu estava lá, fui sua primeira vítima".
Duduco foi acusado de abusos no início de maio, por testemunhas que não se identificaram, mas ele já vinha sendo investigado pela polícia havia quatro anos. Uma emissora de TV conseguiu gravar uma confissão com câmera escondida na qual ele admitia os abusos, mais tarde negados quando a câmara foi ligada.

Somente depois deste episódio é que o MP ordenou que todas as crianças da creche fossem removidas da instituição do político para outros abrigos.

Vida política

Por 25 anos, Machado manteve com doações e verbas públicas a "Creche do Duduco", pelo qual passaram cerca de 70 crianças. Por seu trabalho aparentemente beneficente, foi eleito duas vezes vereador da capital.
Hoje, em Brasília, a CPI da Exploração Sexual de Menores aprovou um pedido da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) para realizar uma audiência pública em Florianópolis na segunda quinzena de junho, para ouvir as vítimas da creche do Duduco. 
Portal UOL